quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia dos namorados

"No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser vespera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita catara condenava pois para esta o mundo era intrinsecamente mau pois, ao inves de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mal.
No Brasil:
A data provavelmente surgiu no comercio paulista quando o publicitario João Dorio trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes e depois foi assumida por todo o comercio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, equivalente nos paises do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados."


Bom, como esta data (12/06) está bem próxima, resolvi falar sobre isso. Tenho visto em vários lugares as pessoas falando ou que vão passar o dia dos namorados sozinhas, e que estão tristes, deprimidas, até desesperadas; ou que não sabem o que vão dar pro(a) namorado(a)... 'Ele vai me dar um tênis mas não tenho dinheiro pra dar uma coisa cara pra ele. E agora?' ¬¬
As vezes eu me pego triste e cabisbaixa pensando que vou passar mais um dia dos namorados sozinha, ou que nunca passei esse dia com alguém que eu gosto (companheiro). Que estupidez., sério. Sei la por que resolvi pesquisar sobre esse dia, e, como eu ja previa, tem muito a ver com o consumo. O objetivo verdadeiro de existir essa comemoração nessa merda de dia que deixa milhões de pessoas em casa deprimidos e se enchendo de doce É O CONSUMO. Assim como o natal, a páscoa, o dia das crianças...
Tudo gira ao redor disso e as pessoas fazem parte de tudo isso e nem se dão conta.
Obvio que se não fosse só por isso seria bonitinho tu ter um dia só com o teu namorado, mas é por isso que as pessoas guardam na memória o dia em que começaram, pra comemorar. E quer saber, num relacionamento de verdade, onde as pessoas se gostam de verdade, não deveriam precisar de um dia inventado por algum bosta de empresário pra trocar presentes, ou pra tirar o dia só pra eles. Se tu gosta da pessoa, da um presente pra ela sempre que tu pode, ou simplesmente diz que tu ama ela e prova isso. Pra mim isso bastaria.
Mas, como sou bastante contraditória, já estou até vendo o dia 12 ai, eu triste em casa comendo pra caramba, talvez ansiosa por não estar com certa pessoa. Ou não, derrepente a vida me faz algo de bom. (Quando eu falo 'a vida', obvio que ta subentendido que quem faz a vida sou eu, então só poderá acontecer algo de bom se eu cooperar pra isso).
Enfim, pra quem tem namorado(a): que bom pra ti, aproveita esse dia e todos os outros e não fica triste ou cobrando teu namorado(a) por não ter ganhado um presente. Isso é tão fútil. E pra quem não tem: azar, um dia tu vai ter e vai deixar de odiar esse dia (assim como eu). 1bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário