sábado, 22 de maio de 2010

Se o problema não é seu, pra que se incomodar?

É esse pensamento que mais me irrita. É esse tipo de gente que mais me irrita, mas convivo com elas todos os dias. Estão na minha família, são meus amigos, conhecidos e até quem eu apenas vejo pelo rua. Hoje em dia o número de pessoas que dedicam sua vida, ou alguma parte dela, aos outros tem aumentado. Mas ainda não é suficiente. Está muito longe de ser suficiente. Eu me pergunto todos os dias o qu eue posso fazer pra mudar.
Mudar o que? Tudo. Pra mim está tudo errado. E quase ninguém enxerga isso. Quase todas as pessoas passam por um morador de rua e nem olham mais pra ele, como se isso fosse uma coisa normal. Alguém morando na rua, dormindo no chão frio, com retalhos invés de roupa, sem o que comer ou comendo o resto de outros que recolhe no lixo, sem recurso nenhum, sem nem amigos pra apoiá-lo ou escutá-lo. Nem eu tinha noção o quanto isso mexe comigo. Todos os dias fico me perguntando o que eu posso fazer. Penso no que está ao meu alcance pra ajudá-los. Tenho que ousar mais. Buscar o que está fora de alcance. Cada vez que eu passo por algum morador de rua tenho vontade de me sentar e chorar, por me sentir totalmente impotente em relação a situação daquela pessoa. Em apenas alguns segundos penso em milhões de coisas que poderia fazer por ele, penso o que ele fez pra estar ali, tenho vontade de ouvir a história dele, e me pergunto como as pessoas conseguem passar por ali e não pensar em tudo isso, e não ter vontade de ajudá-lo, e não pensar que ele é ser humano igual a elas, com os mesmos direito e vindo do mesmo lugar. Nada, absolutamente nada que ele tenha feito justifica estar ali naaquela situação. Ninguém merece isso. Se for criminoso, merece a prisão. Não as ruas, não a miséria. Isso é capaz de acabar com qualquer ser humano, alguem que de repente tinha capacidade pra muita coisa, mas nao teve oportunidade, sofreu preconceito ou foi passado pra trás por outros que só queriam se dar bem.
Agora, nós pararamos pra pensar: de quem é culpa de esse ser humano estar nessa situação? Não é tua nem minha(unicamente. A culpa é do sistema. Mas quem tem a capacidade de mudar o sistema? Quem pode dizer que está tudo errado? Vocês sabem. Eu sei. Mas se não somos nós que estamos lá, deitados no chão passando fome e frio, pra quem se incomodar, não é mesmo?